10 dicas para fazer sua corrida no calor

http://www.esportesfreecs.com.br/wp-content/uploads/inter.jpg

Com o verão chegando e o calor intenso na maioria das cidades do país, fica difícil não tê-lo como companhia nos seus treinos.  Os riscos de desidratação e desgaste podem te desmotivar eaté mesmo causar danos à saúde. Durante o verão, o cuidado deve ser redobrado para que as altas temperaturas não atrapalhem os treinos. Pequenas atitudes e prevenções já podem fazer a diferença e garantir o bem estar do corredor.
Confira 10 dicas para correr no calor:
1.  Hidrate-se em dobro
Com o calor intenso, beber água constantemente torna-se ainda mais importante. Quem corre no período da manhã deve hidratar-se bem na noite anterior e quem corre ao ar livre deve sempre ter uma garrafinha em mãos. Bebidas esportivas, os famosos isotônicos, também podem contribuir para manter a hidratação durante o treino, principalmente se consumidos uma hora antes da atividade. O ideal é consumir entre meio litro e um litro de água por hora de exercício.
2. Evite horários de pico
O calor entre as 10h e 16h é sempre mais intenso. Prefira correr no início da manhã, no fim da tarde ou durante a noite.
3. Planeje o treino
É sempre melhor prevenir do que remediar. Corra em regiões com acesso à água e, se a corrida for durante o dia, sombras. Nos dias de temperaturas mais altas correr na esteira pode ser a melhor opção.
4. Vista-se para o verão 
Roupas leves e confortáveis são obrigatórias para os corredores durante a época. Peças brancas são ideais, já que ajudam a refletir os raios solares. Evite roupas escuras, já que a cor absorve o calor. Usar bonés, viseiras e óculos escuros também pode contribuir para o conforto. E claro, SEMPRE use protetor solar.
5. Não exagere 
O calor exige mais do seu corpo e pode influenciar diretamente no desempenho. O seu tempo pode não ser o mesmo do inverno e por isso mesmo não se deve exagerar na intensidade do treino. Diminua o ritmo e, se for necessário, alterne a corrida com caminhada.
6. Previna-se
Evite percorrer longas distâncias sozinho e sempre leve sua identificação e avise a alguém onde estará.
7. Alimente-se bem
A alimentação durante o verão deve ser leve. Frutas, verduras e legumes podem auxiliar na hidratação e garantir mais energia ao corredor. Evite alimentos gordurosos e embutidos.
8.  Verifique a umidade do ar
A umidade reduz a capacidade do corpo de se refrescar pelo suor, podendo provocar até mesmo hipertermia. Verifique a previsão do tempo antes dos treinos.
9. Ouça o seu corpo
Ao sinal de qualquer tontura, visão escura, náuseas ou desidratação, pare imediatamente e procure sombras. Respeite os limites do seu corpo e não o leve ao desgaste.
10. Aproveite o verão!
A estação e as temperaturas mais altas podem ser ótimas se aproveitadas com precaução. Percorra distâncias mais curtas, hidrate-se da maneira certa e não fique parado!
Com ajuda daqui


Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção

Curso Biomecânica da Corrida

Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.