Como orientar a alimentação de alunos na corrida


http://corremulherada.com.br/wp-content/uploads/2013/04/reeduca%C3%A7ao_1.jpg

Treinadores, como dar boas dica para os seus alunos sobre alimentação na corrida? É claro que uma alimentação mais completa, e forma de dieta deve ser prescrita por um(a) nutricionista. Mas há dicas que podemos dar sem medo de ser feliz.

Vamos a elas?

1) Nunca praticar atividades físicas em jejum.

Correr sem ter comido nada acaba causando perda de massa magra, além de prejudicar a performance do treino.

2) Quem se alimenta uma hora e meia antes da corrida, está fazendo a escolha certa.

Existem estratégias para quem acorda muito cedo e logo em seguida pratica a corrida ou não teve muito tempo para um lanche adequado. Evite a ingestão de leite e derivados, carnes, frituras e açúcares, que podem causar desconforto abdominal. Evite também o consumo de alimentos ricos em cafeína (café, chá, chimarrão, Coca-Cola).

3) Cuidado com o consumo de alimentos ou repositores 

Principalmente durante os treinos. Para quem objetiva perder peso, um treino de até 1h30min não necessita de reposição.

4) Hidratar-se é um dos pontos-chave,

Dê atenção especial aos dias muito quentes. Cerca de 1h antes da corrida, ingira pelo menos 500ml de água. Após o treino, também é fundamental para equilibrar o balanço hídrico. Água e água de coco são as melhores escolhas!

5) No pós treino, opte por alimentos proteicos de absorção mais lenta (carnes magras, ovos – principalmente a clara, leite e derivados desnatados, aliados a fontes de carboidratos de fácil absorção (sucos de frutas, arroz, batata, pão, mel). Uma suplementação não é regra geral, mas dependendo das necessidades individuais, pode ser adequada! Quanto mais próximo do término do exercício for a refeição pós-treino, melhor a recuperação.

6) Se a corrida durar mais de 2 horas, pode ser necessário o suporte de aminoácidos

Carboidratos também são importantes para melhorar o desempenho e evitar a fadiga. Os isotônicos são famosos, mas cuidado, eles são ricos em sais minerais e açúcares, podendo engordar!

7) Lembre-se que os cuidados não devem ser apenas em dias e horários de treinos e competições. Corredores amadores ou profissionais precisam ter hábitos saudáveis (evitar cigarros, excessos de bebidas alcoólicas e situações de estresse). Uma alimentação diária adequada em relação às necessidades e tipo de treino são fundamentais para o sucesso!

Até a próxima!



Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção

Curso Biomecânica da Corrida

Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.