O alongamento antes e depois da maratona

http://www.farbe.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/12/farbe_post_1112_02.jpg

A orientação para o aluno nos treinos devem, sempre focar nas competições, ainda mais se correr provas diversas for objetivo do aluno.

Um dos maiores erros que já presenciei em competições são os alongamentos excessivos realizados antes de provas, tanto de curtas distâncias ou longas distâncias.

Mesmo com algumas provas tendo seções de alongamentos antes do tiro da largada, alguns praticantes fazem ainda mais alongamentos. O fato é que esse alongamento não não traz qualquer ajuda (para evitar lesões ou para correr melhor) e pode até prejudicar a performance. O indicado é que se faça um simples aquecimento, através de trote, ou que se comece sem forçar, para ir acostumando a musculatura.

Assim como antes de começar a correr se sugere um prévio aquecimento, para depois também se indica um desaquecimento, que pode se dar através de caminhada ou mesmo um trote. Nada de parar imediatamente e começar a alongar. Esta atitude é perigosa para o sistema cardiorrespiratório porque o coração, que vinha trabalhando em ritmo acelerado, não muda automaticamente de ritmo ao se terminar a prova e, dessa forma, acaba bombeando mais sangue do que o corpo passa a necessitar. E alongar com o corpo muito quente pode levar a um estiramento exagerado das fibras musculares, com risco até de rompimento.

Portanto, deixe o alongamento para depois de caminhar por uns tempos e se hidratar.


Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção

Curso Biomecânica da Corrida

Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.